domingo, 22 de novembro de 2009

Teia da vida

1 Objetivo geral: integrar e conscientizar os alunos quanto aos hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida.
1.1 Objetivo cognitivo:

1.2 Objetivo afetivo:
1.3 Objetivo motor:

2 Eixo temático:


3 Conteúdo:

4 Série:

5 Público alvo: crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos.

6 Número de participantes: de 15 a 30 participantes.
7 Material: um rolo de lã.

8 Tempo: conforme o número de alunos.
9 Formação: os participantes deverão estar em pé e em círculo.

10 Procedimento: é uma atividade em que consiste em falar hábitos saudáveis que devemos ter no nosso dia-a-dia, utilizando um rolo de barbante, que se vai lançando entre os participantes do círculo; antes de lançar a um colega, deve-se dizer o hábito saudável para passar o novelo de lã; quem receber o rolo deverá dizer um outro hábito saudável; quando chegar a vez do último participante, estará formado uma verdadeira teia da qualidade de vida; pedir para que os participantes façam o caminho inverso, lançando o rolo para a pessoa que lhe lançou, por exemplo:
- praticar atividades físicas regularmente;
- uso moderado de álcool;
- ter um sono adequado;
- controlar o seu peso;
- manter refeições regulares;
- abstinência de cigarros;
- sexo seguro com uso de camisinha;
- evitar alimentação rica em gorduras;
- evitar as drogas;
- evitar o estresse elevado;
- ingerir fibras;
- beber água constantemente;
- alongar-se sempre antes dos exercícios;
- evitar exposições ao sol entre às 10hs e 15hs;
- ter um equilíbrio entre trabalho e lazer.

11 Autoavaliação: ao término desta atividade faz-se algumas indagações sobre os resultados obtidos com a técnica:
- O que lhe surpreendeu nas respostas dos colegas?
- Quais os aspectos positivos que você destacaria desta técnica?
- O que foi mais curioso ou surpreendente para você?

12 Refletindo: após a dinâmica trata-se com os alunos sobre a temática da qualidade de vida, já que este é um conceito ligado ao desenvolvimento humano. Não significa apenas que o indivíduo ou o grupo social tenham saúde física e mental, mas que esteja(m) bem com eles mesmos, com a vida, com as pessoas que os cercam, enfim, ter qualidade de vida é estar em equilíbrio. E esse equilíbrio diz respeito ao controle sobre aquilo que acontece a sua volta, como por exemplo, sobre os relacionamentos sociais. Mas se o indivíduo não tem ou não consegue ter esse controle, poderá controlar a maneira com que reage a esses acontecimentos, essas ações. Também para garantir uma boa qualidade de vida, deve-se ter hábitos saudáveis, cuidar bem do corpo, ter tempo para lazer e vários outros hábitos que façam o indivíduo se sentir bem, que tragam boas conseqüências, como usar o humor pra lidar com situações de stress, definir objetivos de vida e, o principal, sentir que tem controle sobre a própria vida.

13 Imagem:

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