terça-feira, 17 de novembro de 2009

LegoPET

1 Objetivos:  refletir os diferentes tipos de lixo existentes.
1.1 Objetivo cognitivo: conhecer os diferentes tipos de lixo existente.
1.2 Objetivo afetivo: possibilitar a imagenação e a criatividade.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a coordenação motora atravão de um jogo de construção.

2 Eixo temático: tecnologia e sociedade.

3 Conteúdo: classificação do lixo.

4 Série: 2º ciclo do Ensino Fundamental (4º e 5º anos).

5 Público alvo: crianças, pré-adolescentes.

6 Número de participantes: grupos de 5 ou 6 alunos para cada construção com o legopet.

7 Tempo: em média 30 minutos.

8 Materiais: garrafas PET, tampinhas de refrigerante, parafusos e toquinhos quadrados de madeira.

9 Formação: os alunos são organizados em grupos para explorarem o legopet em uma área pré-determinada.

10 Procedimento: é muito simples para confeccionar o legopet, corta-se as garrafas na metade e utiliza-se as partes de cima, juntando uma a outra. Com as tampinhas é só emparafusar nos toquinhos quadrados de madeira.

11 Autoavaliação: ao final, proceder alguns momentos de comentários:
- Quais foram às expectativas que mais se repetiram?
- Teve alguma expectativa que lhe chamou mais atenção?
- As expectativas do grupo coincidem com a tua expectativa?

12 Refletindo: O lego é um brinquedo cujo conceito original se baseia em um sistema patenteado de peças de plástico que se encaixam, permitindo inúmeras combinações. É fabricado desde meados da década de 1950, popularizando-se em todo o mundo desde então. A história do brinquedo lego está associada a uma origem humilde, na oficina de Ole Kirk Christiansen, um mestre carpinteiro da Dinamarca. A inovação que trouxe à sua pequena empresa familiar, prosperaria e se tornaria uma das mais respeitadas empresas do segmento de brinquedos no mundo. Após a atividade com os alunos pode-se abordar os diferentes tipos de lixo existentes, já que a palavra lixo é derivada do termo latim lix, que significa "cinza" e recebe a interpretação de sujeira, imundice, coisa inúteis e sem valor. Segundo o Dicionário Aurélio, lixo é "Tudo o que não presta e se joga fora; Coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor; Resíduos que resultam de atividades domésticas, industriais, comerciais." Já, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), lixo é definido como os "restos das atividades humanas, consideradas pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis." O lixo pode ser classificado quanto ao seu estado físico (sólido, líquido e gasoso) e quanto à sua origem (doméstico, comercial, industrial, hospitalar, espacial, etc.) O lixo doméstico e industrial tende a ser cada vez mais perigosos. Carburantes, produtos inflamáveis, irritantes, alérgenos, cancerígenos, corrosivos, tóxicos, infecciosos, perturbadores dos processos reprodutivos: está é apenas uma lista incompleta dos males que eles podem causar. Apesar desses perigos comprovados, sua produção não pára de crescer como um subproduto da industrialização de da urbanização. Com o advento da era industrial, a natureza dos dejetos tornou-se muito mais complexas: novos materiais são empregados e se observa uma enorme diversificação dos bens fabricados com metais, plásticos, materiais usados na eletrônica e na fabricação de eletrodomésticos, os quais contêm metais pesados e se degradam mal (muitas vezes não se degradam).

13 Imagem:



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