sábado, 14 de novembro de 2009

Petchocalhos

1 Objetivos: possibilitar uma reflexão sobre a não separação do lixo e na sequência a sua não reciclagem.
1.1 Objetivo cognitivo: debater os problemas ocasionados pela não separação do lixo.
1.2 Objetivo afetivo: interessar-se pela questão dos problemas causados da não separação do lixo.
1.3 Objetivo motor: desenvolver o ritmo e motricidade fina.

2 Eixo temático: tecnologia e sociedade.


3 Conteúdo:problemas do lixo.


4 Série: 1º ciclo do Ensino Fundamental (2º e 3º anos).


5 Público alvo: crianças.


6 Número de participantes: um aluno por petchocalho.

7 Tempo: em torno de 15 minutos.

8 Material: garrafas pet, tampas coloridas, tubos de pastas de dentes, conchas, guizos ou grande quantidade de papel colorido picado.


9 Formação: individual, sendo que pode-se formar grupos para apresentar um ritmo organizado.

10 Procedimento: corte a parte de cima de um frasco plástico de refrigerante de dois litros, vazio, bem limpo e seco, em mais ou menos 1/4. Retire a base colorida do frasco. Coloque tampas coloridas, tubos de pastas de dentes, conchas, guizos ou grande quantidade de papel colorido picado dentro. Feche com a parte retirada do fundo, passando cola, para que fique muito bem fechada. Para cobrir a junção das duas partes e evitar qualquer possibilidade das partes se soltarem, circunde com fita crepe ou tira de papel contact colorido.


11 Autoavaliação: saber a opinião do grupo a respeito dos resultados da brincadeira, se conseguiram elaborar diferentes sons e ritmos individualmente e coletivamente. Como também, perguntar se eles separam o lixo para a reciclagem.

12 Refletindo: os primeiros chocalhos surgiram no Egito por volta de 1360 a.C. Vários deles podem ser vistos em museus, com formatos variados: de pássaros, porcos, ursos etc. Chocalho é o nome genérico para vários instrumentos musicais de agitamento, que consistem num recipiente oco que contém pequenos objetos no seu interior. Entre os instrumentos que se podem considerar como chocalhos temos o chocalho (propriamente dito), as maracas, o ganzá, o caxixi, o xique-xique, etc.

13 Imagem:


          

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.