sábado, 14 de novembro de 2009

Lugar de lixo não é no arroio

1 Objetivo geral: mostrar a importância da coleta seletiva e reciclagem, denotando a sua relevância para o meio ambiente e, principalmente, alertar sobre o fato de que os arroios e rios  não são “latões de lixo”.
1.1 Objetivo cognitivo: entender o quanto é prejudicial para a natureza poluir os arroios e rios.
1.1 Objetivo afetivo: adquirir o interesse pelo cuidado dos arroios e rios.
1.2 Objetivo motor: desenvolver as capacidades físicas da velocidade e da resistência.

2 Eixo temático: recursos tecnológicos.


3 Conteúdo: coleta e separação do lixo.


4 Série: 2º ciclo do Ensino Fundamental (4º e 5º anos).

5 Público alvo: crianças e pré-adolescentes.

6 Número de participantes: de 15 à 30 pessoas.

7 Material: fitas nas cores verde, amarela, vermelha, azul e marrom. Crachás com desenhos ou figuras de materiais recicláveis: garrafas plásticas, latas de alumínio, jornais ou revistas, frascos de vidro e cascas de frutas. 

8 Tempo: em torno de 30 minutos.

9 Formação: alguns alunos são escolhidos para serem os coletores do lixo. Estes devem estar identificados com fitas das cores do lixo que recolherão para colocar em locais pré-determinados e o restante dos alunos está identificado com um crachá que tem desenhado ou colado uma figura de um lixo reciclável para que o seu coletor o pegue.

10 Procedimento: cada participante deve estar dentro do arroio, em um local pré-determinado pelo professor (desenhado no chão), representando o lixo identificado no seu crachá. Cinco coletores devem recolher: vidro, metal, plástico, papel e lixo orgânico. Estes devem tentar coletar seus respectivos lixos, que fugirão do coletor dentro deste arroio. Quando pego, o mesmo é depositado no correto coletor de lixo, identificado com bambolês da respectiva cor do lixo (ver imagem). Os resíduos ficarão nos coletores até que o último “lixo” (aluno) seja coletado e depositado.

11 Autoavaliação: após o desenvolvimento da atividade, convidei os alunos para avaliarem o seu sentimento durante o trabalho, o que aprendeu, a sua relação com o professor e a indicação de um conceito, justificando-a, conforme modelo abaixo .
a) Como você se sentiu na atividade de hoje?
b) Enumere o que você aprendeu hoje.
c) Como você se relacionou com o professor hoje?
d) Assinale um conceito para você: ( ) Ótimo. ( ) Bom. ( ) Regular. ( ) Não Participei.
Justifique.

12 Refletindo: ao terminar o jogo, reflete-se com os alunos que a poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem joga nos rios. O crescimento das cidades e de sua população aumentou os problemas, porque o tratamento de esgotos e de fossas não conseguiu acompanhar o ritmo de crescimento urbano. Produtos químicos e sujeira dos esgotos são jogados diretamente nos rios ou afetam os lençóis de água que formam as nascentes. O excesso de sujeira funciona como um escudo para a luz do sol, afetando o leito do arroio e seu ciclo biológico. Ou seja, as plantas e animais que nele vivem passam a sofrer problemas.

13 Imagem:

Alunos representando lixos sendo coletados do arroio para serem colocados no correto seletor de lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.