terça-feira, 17 de novembro de 2009

Resta um

1 Objetivos: possibilitar um debate sobre a reciclagem e reutilização de materiais descartáveis.
1.1 Objetivo cognitivo: reconhecer a importância do reaproveitamento de materiais descartáveis.
1.2 Objetivo afetivo: desenvolver o raciocinio lógico.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a motricidade fina.

2 Eixo temático: tecnologia e sociedade.

3 Conteúdo: reaproveitamento do lixo.

4 Série: 3º ciclo do Ensino Fundamental (6º e 7º anos).

5 Público alvo: crianças, pré-adolescentes.

6 Número de participantes: um por jogo.

7 Tempo: em média 15 minutos.

8 Material: bandejas de ovos e tampinhas de refrigerante de embalagens pet.

9 Formação: jogo individual.

10 Procedimento: resta um é um jogo de quebra-cabeça no qual o objetivo é, através de movimentos válidos, deixar apenas uma peça no tabuleiro. No início do jogo, há de 20 à 30 peças conforme o tabuleiro (bandejas de ovos), deixando vazia a posição central. Um movimento consiste em pegar uma peça(tampas de refrigerante) e fazê-la "saltar" sobre outra peça, sempre na horizontal ou na vertical, terminando em um espaço vazio. A peça que foi "saltada" é retirada do tabuleiro. O jogo acaba quando não é possível fazer nenhum movimento. Nesta ocasião, o jogador ganha se restar apenas uma peça no tabuleiro.

11 Autoavaliação: ao encerrar os jogos pode-se fazer uma avaliação verbalizando sobre: Como você se sentiu? É fácil jogar individualmente? Que significado têm pra você os produtos descartáveis? Conseguimos jogar com materiais que iriam para o lixo?

12 Refletindo: Após montar e jogar o Resta Um, que é um quebra-cabeça bastante antigo, mas ainda é muito utilizado quando se quer testar o raciocínio lógico, conhecido como "solitário", é jogado desde a civilização romana, diz uma lenda que o jogo na sua forma atual teria sido inventado pelo nobre Pellison que, encarcerado, passava horas entretido com um tabuleiro do jogo de "raposas e gansos", aborda-se o tema da reciclagem com os alunos. A reciclagem é a melhor forma de contribuir com o meio ambiente, afinal, está se aproveitando uma grande quantidade de recursos. Os materiais recicláveis podem ser facilmente encontrados e seu aproveitamento varia muito. Há pessoas que sobrevivem com a reciclagem, percorrem ruas a procura de matérias vendáveis. Assim, incentiva-se os alunos a selecionar o seu lixo e separe o conteúdo que pode ser reaproveitado de alguma forma. Se cada um fizer a sua parte, a reciclagem se torna um hábito.

13 Imagem:

               


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.