segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Bexiga a jato

1 Objetivo: simular o fenômeno envolvido para o funcionamento de um motor a jato por meio de uma bexiga.
1.1 Objetivo cognitivo: compreender a importância do ar.

1.2 Objetivo afetivo: desenvolver a capacidade de observação e análise.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a motricidade fina.

2 Eixo temático: terra e universo.

3 Conteúdo: importância do ar.

4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).

5 Público alvo: pré-adolescentes, adolescentes e adultos.

6 Número de participantes: 4 pessoas por experiência.

7 Tempo: em torno de 20 minutos.


8 Material: uma bexiga, um pedaço de linha, fita adesiva e um canudo.

9 Formação: pequenos grupos de 4 pessoas.

10 Procedimento: passe a linha pelo canudo. Prenda cada ponta da linha em uma parede de seu quarto, com a fita adesiva. Coloque também dois pedaços de fita adesiva no canudo. Encha a bexiga com a boca. Quando estiver bem cheia, segure o bico para que o ar não escape. Prenda-a no canudo, nas fitas adesivas que você colocou anteriormente. Solte a bexiga.

11 Autoavaliação: solicitar aos alunos para que falem o que aconteceu com a bexiga.

12 Refletindo: a bexiga desloca-se com rapidez quando você deixa o ar escapar por seu bico. É a mesma maneira de funcionamento de um motor a jato. Em tese este experimento que simula o fenômeno envolvido para o funcionamento do motor a jato, que consiste em uma reação gerada pelo lançamento de massa (ar) em uma direção, que é aproveitada para o impulsionar na direção oposta.

13 Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.