quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Caleidoscópio

1 Objetivos: estudar o conceito de reflexão da luz em superfícies polidas e desenvolver a criatividade.
1.1 Objetivo cognitivo: trabalhar os conteúdos da direção de propagação da luz, leis da reflexão, raio incidente, raio refletido e ângulo de incidência.

1.2 Objetivo afetivo: desenvolver a criatividade.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a motricidade fina.

2 Eixo temático: terra e universo.

3 Conteúdo: reflexão da luz.

4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).

5 Público alvo: crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos.

6 Número de participantes: um por caleidoscópio.

7 Tempo: em torno de 25 minutos.

8 Material: três réguas (30 cm) de acrílico transparente, papel alumínio e filme plástico transparente, canudos coloridos cortados em pedacinhos, miçangas ou pedacinhos de papel colorido bem miudinhos. Prefira os materiais transparentes, cartolina, papel crepom colorido e adesivos para decoração, tesoura, cola e durex.

9 Formação: atividade individual.

10 Procedimento: caleidoscópio é o objeto criado para ver belas formas. Para conseguir isso, usam-se pequenos objetos coloridos (papéis, miçangas, fios), cuja imagem é refletida pelas paredes internas do instrumento, que são espelhadas.

11 Autoavaliação: pode-se perguntar aos alunos como se constituem as múltiplas figuras. Em seguida explique que a luz que incide nas pequenas peças coloridas se reflete nos espelhos e é reproduzida por eles.

12 Refletindo: o caleidoscópio foi inventado na Inglaterra, em 1817, pelo físico escocês David Brewster (1781-1868), enquanto realizava experimentos sobre a polarização da luz. Cerca de doze ou dezesseis meses mais tarde ele despertava a admiração universal. Neste ecoexperimento pode-se estudar a reflexão da luz, que é um fenômeno físico no qual ocorre a mudança da direção de propagação da luz (desde que o ângulo de incidência não seja de 90°). Ou seja, consiste no retorno dos feixes de luz incidentes em direção à região de onde ela veio, após os mesmos entrarem em contato com uma determinada superfície refletora. Quando a luz incide sobre uma superfície e retorna para o meio em que estava se propagando, dizemos que ela sofreu reflexão. A reflexão difere da refração, pois a refração consiste no desvio de luz para um meio diferente do qual a luz estava se propagando. A reflexão pode ser de dois tipos: reflexão regular, quando os raios de luz incidem sobre superfícies totalmente polidas, e reflexão difusa, quando os raios incidem sobre superfícies irregulares. Essa última é a responsável pela percepção do ambiente que nos cerca.

13 Imagem:
 


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