segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O que está no ar?

1 Objetivo: comprovar que o ar contem elementos que fornece energia para manter uma vela acesa.
1.1 Objetivo cognitivo: entender os elementos existentes no ar.

1.2 Objetivo afetivo: desenvolver a capacidade de observação e análise.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a motricidade fina.

2 Eixo temático: Terra e universso.

3 Conteúdo: propriedade física do ar.

4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).

5 Público alvo: crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos.

6 Número de participantes: 3 a 4 pessoas por experiência.

7 Tempo: em torno de 15 minutos.
8 Material: uma vela, fósforo, um prato fundo, água e um copo.

9 Formação: pode-se formar pequenos grupos de 3 a 4 pessoas para que desenvolvam a experiência.

10 Procedimento: apague a chama de uma vela sem soprá-la ou tocá-la. Para isso os alunos terão que colocar uma vela no centro do prato acesa, com água até a sua borda. Após isso, deverão cobrir a vela com um copo transparente.

11 Autoavaliação: com esta experiência poderemos comprovar que o ar contem dois elementos e com ele nos fornece energia. Questiona-se os alunos perguntando por que a chama se apaga, informando que o ar no vidro agora só contém nitrogênio e gás carbônico. como também se pergunta o que aconteceu com a água do prato, já que poderemos ver que o ar de fora empurra a água para dentro do vidro para substituir o oxigênio. Questões para trabalhar com os alunos:
Por que se terá apagado a chama da vela?
O que é combustão?
Qual a condição necessária para que haja combustão?
Quais são as novas substâncias que resultam da combustão da vela?
Combustível / comburente.
Observar e discutir acerca do embaciamento do frasco.
O ar que existe inicialmente dentro do copo é igual ou diferente aquele que agora existe?

12 Refletindo: A explicação do fenômeno é que o oxigênio foi consumido e a água vai ocupar o espaço do oxigênio. Acontece que como disse Lavoisier: "Nada se perde, tudo se transforma." então o O2 foi transformado em CO2. Na realidade a água sobe dentro do copo porque ao colocarmos o copo sobre a vela, automaticamente aprisionamos uma certa quantidade de ar quente dentro do copo. A explicação de que o O2 foi consumido, que encontramos nos livros, muitas vezes e corroborada pelo fato da água subir dentro do copo aproximadamente 20% do volume deste e essa é aproximadamente a quantidade de O2 que existe no ar . O ar quente, que envolve a vela, vai resfriar-se na medida que a vela apaga, então a pressão dentro do copo vai ser menor e a água é empurrada para dentro do copo pela pressão atmosférica. A vela apaga porque não existe dentro do copo O2 para se transformar em CO2.

13 Imagem:



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