sábado, 14 de novembro de 2009

Pique peixes

1 Objetivo geral: abordar os diferentes peixes existentes em uma determinada região e o cuidado com as águas dos rios.
1.1 Objetivo cognitivo: conhecer e identificar os diferentes peixes existentes nos rios e arroios.
1.2 Objetivo afetivo: perceber o quanto é importante cuidar dos nossos rios.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a velocidade de reação e a agilidade.

2 Eixo temático: ambiente.

3 Conteúdo: seres vivos: animais - peixes.

4 Série: 2º ciclo do Ensino Fundamental (4º e 5º anos).

5 Público alvo: crianças e pré-adolescentes.

6 Número de participantes: de 10 a 30 pessoas.

7 Material: sem material específico.

8 Tempo: em torno de 20 minutos.

9 Formação: os alunos devem formar uma roda, no início da atividade. Após início da atividade, os alunos são distribuídos aleatoriamente em uma área livre pré-determinada para o desenvolvimento do jogo.

10 Procedimento: nesta atividade determina-se o nome de um peixe que vive nos rios da região, para cada aluno que está na roda, ressaltando que os colegas do lado direito e do lado esquerdo devem prestar atenção aos peixes que estão sendo denominados para estes. Após determinar os animais para cada aluno, pede-se para que todos saiam da roda e se distribuam aleatoriamente pela área do jogo, sendo que o professor determina, em voz alta, um peixe. Após determinar o peixe, todos devem identificar quem é este colega para poder pegá-lo (ver imagem). A seguir listam-se os peixes que vivem nos rios da região utilizados neste exemplo: Traíra - Branca - Limpa-Fundo - Violinha - Jundiá - Mussum - Cascudo - Mandi - Piava - Grumata - Cará - Lambari - Joaninha - Peixe-Lápis - Viola - Pintado - Voga – Dourado - Voguinha – Barrigudinho.

11 Autoavaliação: após o desenvolvimento da atividade, convidei os alunos para avaliarem a sua participação, o seu relacionamento com os colegas, a influência do ambiente e a aprendizagem obtida neste dia, conforme modelo sugerido abaixo .
a) Como foi a minha participação hoje?
b) Como me relacionei com meus colegas hoje?
c) O ambiente influenciou na atividade?
d) O que eu posso destacar como importante na aprendizagem de hoje?

12 Refletindo: com este jogo pode-se abordar questões como por exemplo a  mortandade de peixes de um determinado rio ou arroio, refletindo sobre o descaso com o meio ambiente, tanto de alguns poluidores individuais, que nas madrugadas de expectativa de chuva podem lançar dejetos sem tratamento, como dos poderes públicos que postergam sempre o início do tratamento dos esgotos domésticos e que não dão prioridade política para a manutenção de órgãos ambientais eficientes para fiscalizar aquelas que agridem a natureza com o rigor que a sociedade espera.

13 Imagem:
Momento em que o aluno que representa um peixe foi pego pelos colegas após o anuncio do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.