sábado, 14 de novembro de 2009

Pique lixo

1 Objetivo geral: mostrar a importância da coleta seletiva e reciclagem, denotando a sua importância para o meio ambiente, e, principalmente, deixando claro que o lugar do lixo é no lixo.
1.1 Objetivo cognitivo: aprender a correta coleta e separação do lixo.
1.2 Objetivo afetivo: compreender a importância da coleta e separação do lixo.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a velocidade, resistência e agilidade motora.

2 Eixo temático: recursos tecnológicos.

3 Conteúdo: coleta e separação do lixo.

4 Série: 2º e 3º ciclos do Ensino Fundamental (4º, 5º, 6º e 7º anos).

5 Público alvo: crianças e pré-adolescentes.

6 Número de participantes: de 15 à 35 pessoas.

7 Material: crachás confeccionados com figuras de alimentos e embalagens de vidro, metal, plástico e papel.

8 Tempo: em torno de 30 minutos.

9 Formação: cinco alunos são os pegadores (coletores de lixo) que devem estar identificados pelas cores amarelo, vermelho, verde, azul e marrom; os outros alunos são distribuídos livremente pela área do jogo pré-determinado.

10 Procedimento: ao sinal do professor, os pegadores (coletores de lixo) devem pegar os colegas identificados com crachás de um lixo específico (ver imagem). O pegador só poderá pegar o colega que estiver identificado com o lixo do seu coletor: se o pegador estiver identificado de verde, só poderá pegar os colegas que estiverem com crachás que tenham figuras de vidros (ver imagem). Assim que pegar o seu respectivo lixo, deve conduzi-lo até o coletor seletivo, que está identificado com a cor correta para tal lixo, e assim sucessivamente.

11 Autoavaliação: após o desenvolvimento da atividade, convida-se os alunos para avaliarem a sua participação, a dos seus colegas, as atividades, o ambiente e o clima, os conhecimentos adquiridos, a relação com o professor e como eles se sentiram, através da “Tabela avaliativa das carinhas”, conforme modelo abaixo .
Critérios Avaliativos
a) Minha participação.
b) Participação dos meus colegas.
c) Atividades propostas.
d) Ambiente ou clima.
e) Conhecimentos adquiridos.
f) Relação com o professor.
g) Como me senti.

12 Refletindo: ao encerrar a atividade, pode-se conversar sobre a importância da coleta seletiva de lixo e entender que reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora, já que se constatou que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estão se esgotando. E que, mesmo assim, o assunto parece não interessar grande parte da população, o que é lamentável, concluímos. Também identificamos que, para compreender a reciclagem, foi importante "reciclar" o conceito que tínhamos sobre o lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade, já que grande parte dos materiais, que vão para o lixo podem ser reciclados. Tendo em vista o tempo de decomposição natural de alguns materiais como o plástico (450 anos), o vidro (5.000 anos), a lata (100 anos), o alumínio (de 200 a 500 anos), faz-se necessário o desenvolvimento de uma consciência ecológica para uma melhoria da qualidade de vida atual e para que haja condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações.

13 Imagem:

Alunos aguardando o sinal do professor para pegarem os respectivos colegas representando os lixos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.