sábado, 21 de novembro de 2009

Trilha de surpresas

1 Objetivos: introduzir conceitos de camuflagem e adaptação, aprimorando a habilidade de observação dos participantes.

2 Materiais: pequenos espelhos, correntes enferrujadas, pregos, faixas de borracha, botões etc.

3 Tempo: em média 30 minutos.

4 Número de participantes: de 10 a 30 pessoas.

5 Público alvo: crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos.

6 Formação: livres para percorrerem uma trilha já pré-determinada.

7 Procedimento: em uma trilha em que se consiga ver o chão e que não tenha grama alta ou seja densa em arbustos. Coloca-se vinte objetos manufaturados ao longo da trilha. Alguns deles devem ser bem visíveis e brilhantes, como baratas rosa-choque ou bexigas coloridas. Outros devem misturar-se com o local e, portanto, serão mais difíceis de distinguir.

Os participantes caminha pela trilha, um por vez, com intervalos entre si, tentando localizar (mas não pegar) o maior número possível de objetos. Ao chegarem ao fim da trilha, forma-se uma grande roda e todos poderão, um por vez falar os objetos que viram. Estimula-se os participantes a caminhar pela trilha novamente procurando os objetos que não viram anteriormente.

Para permitir que todos vejam onde os objetos estão escondidos, pode-se andar ao longo da trilha fazendo que os participantes apontem os objetos conforme vai se passando por eles. A cada objeto que for reconhecido, um participante por vez vai coletando os mesmos.

8 Autoavaliação: a trilha é terminada com uma conversa em uma grande roda final a respeito das várias maneiras como a camuflagem pode ajudar os animais. Depois, pode-se procurar pequenos animais camuflados (insetos, aranhas etc.). No final avaliar o que a trilha trouxe de novo, em termos de sentimentos, experiência e conhecimento.

9 Refletindo: Inicialmente podemos explicar aos alunos sobre a camuflagem, indicando que esta é o conjunto de técnicas e métodos que permitem a um dado organismo ou objeto permanecer indistinto do ambiente que o cerca. E, que este é um recurso resultante da ação da seleção natural sobre uma determinada espécie, empregado por inúmeras espécies para se protegerem dos seus predadores. Uma das mais amplas e variadas adaptações é a camuflagem natural, a habilidade de um animal esconder-se de predador ou presa. Podendo ocorrer pela cor, forma ou tipo de cobertura da espécie. A camuflagem mais eficiente é aquela em que o animal se mistura com o ambiente. Existem dois tipos de camuflagem, a Homocromia, onde o animal tem a cor é a mesma do meio onde vive, e a Homotipia, onde o animal tem a forma de objetos que compõe o meio. O mimetismo é semelhante à camuflagem, só que ao invés de se parecerem com o meio, os animais que praticam o mimetismo tentam se parecer com outros animais, com intuito de parecer quem não é.

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