sábado, 21 de novembro de 2009

Trilha da centopéia

1 Objetivos: valorização e sensibilização para o meio ambiente natural sem auxílio da visão.

2 Material: vendas para os olhos.

3 Tempo: em média 30 minutos.

4 Número de participante: de 10 a 30 pessoas.

5 Público alvo: crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos.

6. Formação: em uma fileira, cada membro do grupo coloca as mão nos ombros do colega da frente.

7. Procedimento: estando em uma trilha todos os participantes colocam uma venda nos olhos. Forma-se uma fila, como se fosse uma centopéia, onde cada participante deverá colocar o braço no ombro da que está à frente dela. Conforme se conduz, é dito que todos deverão ouvir, cheirar e sentir o que se passa ao redor, o mais plenamente que puderem. Pode ser feito paradas em pontos interessantes ao longo da trilha, tais como árvores e rochas diferentes, ou para que sintam o perfume de uma flor ou de um arbusto. Quanto mais variado forem os elementos ao longo da trilha, melhor. Para isso, pode-se caminhar dentro e fora da trilha, seguindo um leito seco de um riacho ou entrando e saindo de clareiras ensolaradas.

Quando terminar a trilha, retiram-se as vendas, e os participantes retornam ao ponto de partida. Também pode-se solicitar antes da volta, que os participantes desenhem ou façam um traçado de como eles acham que foi o caminhos e os locais por onde passaram. Assim, eles aprendem a transformar em figuras os sons, cheiros e toques que sentiram.

8 Autoavaliação: ao final da trilha o professor apresenta a todos a proposta de uma discussão voltada para a reposta a três questões básicas:
- Como você se sentia no início da trilha? E agora?
- Até que ponto foram alcançados os objetivos propostos inicialmente?
- Qual foi a maior dificuldade encontrada?

9 Reflexão: Podemos debater com os alunos o quanto foram sensibilizados a cuidar melhor da natureza, já que estal é uma ferramenta fundamental para a mudança comportamental relativamente ao meio ambiente. Sensibilizar é procurar atingir uma predisposição dos alunos para uma mudança de atitude. Todos contribuímos com os nosso modo de viver para a degradação do ambiente. Queixamo-nos e lamentamo-nos da perda da qualidade de vida, mas cada um de nós, com os nossos confortáveis hábitos, contribuímos diariamente para essa destruição. Por isso e no seguimento do desenvolvimento sustentável, a sensibilização ambiental através de atividades como as trilhas são fundamentais para a conscientização dos alunos, para uma melhoria comportamental do cidadão em específico, o qual desempenha cada vez mais, um importante e vital papel para a preservação do ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.