terça-feira, 17 de novembro de 2009

Petbol

1 Objetivo geral: alertar os alunos sobre a problemática das PET no ambiente e na sociedade.

1.1 Objetivo cognitivo: refletindo sobre as responsabilidades de cada um neste processo, desde as suas atitudes diárias, até a busca de soluções junto ao poder público.
1.2 Objetivo afetivo: propiciar a coordenação e o espírito de grupo através de um jogo esportivo.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a coordenação motora e motricidade fina.


2 Eixo temático: recursos tecnológicos.
 
3 Conteúdo: lixo.


4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).

5 Público alvo: crianças, pré-adolescentes, adolescentes e adultos.

6 Número de participantes: 6 ou 9 alunos por equipe.

7 Material: garrafas PET, tesouras e fita adesiva larga.

8 Tempo: em torno de 30 minutos.

9 Formação: duas equipes de 6 ou 9 jogadores em cada uma.

10 Procedimento: a atividade tem inicio na coleta das embalagens, na confecção das rapet e na elaboração das regras, e continua no jogo propriamente dito, em uma quadra de vôlei. Ao final da atividade realiza-se a avaliação, retomando os momentos vividos.

11 Autoavaliação: terminado o jogo forma-se um grande círculo, e passa-se à avaliação da atividade. É interessante que os participantes possam dizer suas impressões e a importância de se estar utilizando de forma inteligente as PET.

12 Refletindo: desde que as garrafas PET foram introduzidas no Brasil, em 1994, verificou-se um novo modelo de consumo descartável. Estas embalagens vieram para ficar. Desde a sua invenção, a idéia era produzir um produto totalmente reciclável, no caso o termoplástico, que pode ser reprocessado diversas vezes. Infelizmente, só a metade da produção de PET é reciclada em nosso país, muito ainda tendo que ser feito para modificar esta realidade, a começar pelo próprio hábito da separação das embalagens, acompanhado das políticas públicas na área, e inclusive melhorando as condições das usinas de reciclagem.

13 Imagens:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.