segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Balão mágico

1 Objetivo: analisar a força do ar comprimido no interior de uma garrafa pet.
1.1 Objetivo cognitivo: estudar o funcionamento do ar comprimido.

1.2 Objetivo afetivo: desenvolver a capacidade de observação e análise.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a motricidade fina.

2 Eixo temático: terra e universo.

3 Conteúdo: ar comprimido.

4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).

5 Público alvo: pré-adolescentes, adolescentes e adultos.

6 Número de participantes: de 4 à 5 pessoas por experiência.

7 Tempo: em torno de 15 minutos.

8 Material: um balão de festas e uma garrafa vazia de refrigerante transparente.

9 Formação: em pequenos grupos de 4 ou 5 pessoas.

10 Procedimento: faça um furinho no fundo da garrafa, bem no centro. Estique bem a boca do balão e fixe-a na boca da garrafa. Com o dedo, empurre o resto do balão para dentro. Encha em seguida o balão com ar. Enquanto você sopra, sai ar pelo furinho no fundo da garrafa (você pode verificar isso com a mão). Quando terminar, tampe o furinho com o dedo.

11 Autoavaliação: o ar dentro da garrafa vai ficar comprimido e ocupar todo o espaço que existe e, por isso impede o esvaziamento do balão. Após o desenvolvimento do experimento pode-se indagar os alunos:
O balão com a boca aberta ainda continua cheio?
Destampe o furinho e veja o que acontece!
Então, você imagina por quê?

12 Refletindo: O ar comprimido é uma importante forma de energia, que em diversas atividades produtivas complementa ou substitui com vantagens a energia elétrica. Suas aplicações mais usuais são: indústrias, hospitais, consultórios odontológicos, captação de água, tratamento de esgoto, sistemas auto matizados em geral, construção civil, agricultura, aviação, navegação, siderurgia, limpeza, tratamento de superfícies, extração de petróleo, etc. O princípio físico que se aplica, por exemplo, aos elevadores hidráulicos dos postos de gasolina e ao sistema de freios e amortecedores, deve-se ao físico e matemático francês Blaise Pascal (1623-1662). Seu enunciado é: O acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido.

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