sábado, 14 de novembro de 2009

Lixo orgânico ou lixo inorgânico

1 Objetivo geral: conhecer a diferença entre lixo orgânico e lixo seco.
1.1 Objetivo cognitivo: fixar o tema sobre lixo orgânico (molhado) e lixo inorgânico (seco) através de uma atividade lúdica.
1.2 Objetivo afetivo: perceber a importância da separação correta do lixo.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a velocidade de reação, resistência e agilidade.

2 Eixo temático: recursos tecnológicos.



3 Conteúdo: lixo orgânico e lixo seco.


4 Série: 1º e 2º  ciclos do Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º, 4º e 5º  anos).

5 Público alvo: crianças e pré-adolescentes.

6 Número de participantes: no máximo 30 pessoas.
 
7 Material: sem material específico.

8 Tempo: dez minutos.

9 Formação: os alunos formam duas fileiras, frente a frente, divididos pela linha central de uma quadra desportiva.

10 Procedimento: divide-se a turma em dois grandes grupos, após os mesmos posicionam-se enfileirados, um grupo de frente para o outro, na quadra de esportes da escola. O professor aproveita a linha central que divide a mesma e solicita para que um grupo fique de um lado e o outro no outro lado desta, frente a frente. Cada grupo representa um tipo de lixo, um grupo de participantes representa o lixo orgânico e o outro grupo representa o lixo inorgânico. Anuncia-se um item e, se esse for orgânico, os alunos do lixo inorgânico devem fugir até o fundo da quadra, devendo se proteger num ferrolho pré-determinado; os alunos que eram pegos devem trocar de equipe. Após todos voltam e inicia-se novamente o jogo.

11 Autoavaliação: ao término, pode-se explorar o que devemos fazer para melhorar o nosso nível de conhecimento a respeito do conteúdo que foi desenvolvido. Retomando a questão do por quê de separar o lixo no dia-a-dia.

12 Refletindo: ao encerrar esta atividade, reune-se os alunos (ver imagem) e pode-se verificar a diferença ente lixo orgânico e lixo inorgânico, constatando que lixo orgânico é o lixo que depois de coletado é transformado em composto orgânico (adubo), através do processo de compostagem, e pode ser utilizado em hortas e jardins, servindo de nutrientes para plantas. Esse lixo é composto por folhas, galhos, materiais provenientes da limpeza de nossas casas, restos e sobras de alimentos, papel higiênico e outros. E lixo inorgânico inclui todo material que não possui origem biológica, ou que foi produzido por meios artificiais, como plásticos, produtos de metal, vidro, detergentes, etc. A maioria do lixo inorgânico possui um grande problema: demora muito tempo para ser decompostas quando simplesmente jogadas ao meio ambiente.

13 Imagem:


Refletindo com os alunos sobre a atividade desenvolvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postar um comentário