sábado, 14 de novembro de 2009

Arroio Colorido

1 Objetivo geral: conhecer as características essenciais para a vida de um rio.
1.1 Objetivo cognitivo: reconhecer as características ambientais do ecossistema que envolve um arroio ou rio.
1.2 Objetivo afetivo: adquirir o interesse em proteger os rios da poluição.
1.3 Objetivo motor: desenvolver as valências físicas da velocidade, agilidade e resistência.

2 Eixo temático: ambiente.


3 Conteúdo: poluição e importância dos rios.


4 Série: 1º ciclo do Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º anos).

5 Público alvo: crianças.


6 Número de participantes: de 15 à 35 pessoas.

7 Material: sem material específico.

8 Tempo: em torno de 30 minutos.

9 Formação: livres, distribuídos em uma área pré-determinada.

10 Procedimento: nesta atividade o professor fala para os alunos: – Arroio colorido! E os alunos perguntam: – Que cor? O professor cita algo feito de matéria, no caso relacionado com o arroiop ou rio. Cada vez que o professor falar um item, os alunos devem descobrir a cor deste e encostar na vestimenta de um colega que esteja vestindo essa cor (ver imagem). Abaixo seguem os comandos dito pelo professor.
a) Arroio colorido! Que cor? A cor do arroio poluído (Resposta: marrom).
b) Arroio colorido! Que cor? A cor da mata ciliar (Resposta: verde).
c) Arroio colorido! Que cor? A cor da espuma no arroio (Resposta: branco).
d) Arroio colorido! Que cor? A cor do peixe Dourado (Resposta: amarelo).
e) Arroio colorido! Que cor? A cor da terra argilosa das margens do arroio (Resposta: vermelha).
f) Arroio colorido! Que cor? A cor do céu em dia de sol refletido no arroio (Resposta: azul).
g) Arroio colorido! Que cor? A cor do fogo na mata ciliar (Resposta: laranja).

11 Autoavaliação: após o desenvolvimento da atividade, convida-se os alunos para avaliarem a sua participação, a dos seus colegas e as aquisições de conhecimentos adquiridos, conforme modelo sugerido abaixo :
a) Como participei da atividade hoje?
b) Como os meus colegas se saíram na atividade?
c) O que eu aprendi hoje?

12 Refletindo: após o jogo, conversa-se com os alunos sobre a poluição no arroio, que começou com a deposição de dejetos humanos e animais ao longo do manancial e do leito do arroio e por infiltração nos lençóis freáticos. A poluição evoluiu através dos anos, com o desenvolvimento de indústrias como dos agrotóxicos e curtumes e o crescimento do contingente humano no bairro. Observa-se uma perda inconsciente do solo, do subsolo, das águas correntes, do ar que respiramos e das chuvas, fato que está gerando até problemas de saúde pública. É fato constatado que a maior parte das mortes por doenças são devidas à ingestão de água contaminada.

13 Imagem:

Momento em que os alunos devem encostar no colega que esteja vestindo uma roupa da cor da característica que envolva o arroio ou rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.