sábado, 14 de novembro de 2009

Lixo colorido

1 Objetivo geral: possibilitar o exercício da separação do lixo no dia a dia pela correta cor dos coletores e adquirir o hábito de separar corretamente o lixo.
1.1 Objetivo cognitivo: aprender a correta separação do lixo.
1.2 Objetivo afetivo: entender a importância de separar o lixo.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a velocidade, agilidade e resistência física.

2 Eixo temático: recursos tecnológicos.


3 Conteúdo: coleta e tratamento de lixo.


4 Série: 1º ciclo do Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º anos).

5 Público alvo: crianças.

6 Número de participantes: ilimitado.

7 Material: sem material específico.

8 Tempo: 15 minutos.

9 Formação: os alunos foram distribuídos aleatoriamente em uma área pré-determinada.

10 Procedimento: primeiramente o professor fala: - Lixo colorido! Os alunos perguntam: - Que cor? E o professor fala um determinado lixo, como caixa de sapato. Ao falar este produto, os alunos devem associa-lo ao papel, que é um material colocado no coletor da cor azul. Desta forma, todos devem encostar em um colega que esteja vestindo uma peça de roupa da cor azul e este deve fugir, e assim por diante com os outros lixos.

11 Autoavaliação: após o desenvolvimento da atividade, convida-se os alunos para avaliarem a sua participação, a dos seus colegas, a atividade, o ambiente e o clima, os conhecimentos adquiridos, a relação com o professor e como eles se sentiram, através da “Loteria avaliativa”. Após ter preenchido a tabela, eles deveriam escrever um texto explicando por que escolheram tais itens.
Jogo                 Coluna 1      X     Coluna 2
1 Participei adequadamente.          Não participei.
2 Não me relacionei com todos.    Relacionei-me com todos.
3 Adquiri novos conhecimentos.    Não aprendi muito.
4 Me senti bem.                            Não me senti bem.
5 Não respeitei outras opiniões.    Respeitei opiniões diferentes.
6 A atividade contribuiu na relações Atividade contribuiu nas atitudes.
7 Relacionei-me bem com o professor. Não relacionei-me com o professor.
8 Aceitei participar com todos.      Participei com diferentes pessoas.
9 O ambiente estava bom.            O clima estava agradável.
10 Meus colegas saíram-se bem.   Meus colegas estavam desentendendo-se.
11 Não assimilei o conteúdo.        O conteúdo foi assimilado.
12 O grupo estava integrado.        O grupo estava desintegrado.
13 A atividade não foi bem orientada. A atividade foi bem orientada.
14 A atividade foi animada.          O grupo estava bem animado.

12 Refletindo: ao encerrar esta brincadeira, pode-se conversar com os alunos por que hoje se fala tanto em coleta seletiva e destaquei que não é novo o fato de que as cidades produzem, diariamente, milhares de toneladas de lixo e que esse é um problema que vem se tornando cada vez maior. No entanto, estamos chegando a um ponto em que já não é mais possível prosseguir sem que medidas mais eficazes sejam tomadas. Os aterros já não conseguem absorver tanto lixo, e a degradação do meio ambiente está tomando proporções perigosas para nossa sobrevivência no planeta. Nossos rios e represas estão cada vez mais contaminados, ratos e insetos proliferam, as ruas estão sujas, favorecendo todo o tipo de doenças. Em função disso, o poder público e a própria sociedade vem buscando soluções que preservem o meio ambiente e a nossa própria vida.

13 Imagem:
Alunos atrás dos colegas vestindo uma peça de roupa azul, já que o professor anunciou um lixo feito de papel ou papelão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.