segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Inércia

1 Objetivo: evidenciar a propriedade da inércia inerente a todos os corpos materiais.
1.1 Objetivo cognitivo: estudar as propriedades físicas da matéria.

1.2 Objetivo afetivo: desenvolver a capacidade de observação e análise.
1.3 Objetivo motor: desenvolver a coordenação mortora, a motricidade fina e ampla.

2 Eixo temático: terra e universo.

3 Conteúdo: propriedade física da matéria.

4 Série: 4º ciclo do Ensino Fundamental (8º e 9º anos).

5 Público alvo: pré-adolescentes, adolescentes e adultos.

6 Número de participantes: 2 pessoas por experiência.

7 Tempo: em torno de 15 minutos.
8 Material: um copo de plástico, água e barbante.

9 Formação: pode-se desenvolver esta atividade em duplas.

10 Procedimento: amarrar um barbante em um copo com água, fazendo um movimento giratório sem parar. Quando o copo gira, a inércia provoca na água um movimento para o alto e para fora. Isso impede que a água saia de dentro do copo.

11 Autoavaliação: finaliza-se o experimento, numa sessão plenária, ouvindo comentários e depoimentos sobre os resultados obtidos com o experimento.

12 Refletindo: todo corpo, atendendo à primeira lei de Newton ou Princípio da Inércia, em linguajar bem popular, diz "deixe-me estar como estou"; se estou em repouso quero continuar em repouso e, se estou em movimento, quero continuar com a velocidade que estou. Qualquer tentativa de retirar-me do estado atual (repouso ou movimento) encontrará séria imposição. Cientificamente a primeira lei diz: "Todo corpo isento da ação de forças externas ou sujeito a um sistema de forças de resultante nula, estará em repouso ou estará executando movimento retilíneo e uniforme." O referencial onde isso se verifica denomina-se "referencial inercial".

13 Imagem:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.