domingo, 1 de novembro de 2009

TC da Licenciatura em Biologia

O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM
NOS DIZERES E FAZERES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS
QUE ATUAM NO TERCEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho de Conclusão apresentado à Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS como requisito parcial para obtenção do título de licenciatura em Ciências Biológicas.

Orientador: Jackson Müller

São Leopoldo, 2007
 
           A elaboração deste trabalho de conclusão cumpre uma das exigências acadêmicas do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, para conclusão do curso. O tema aborda o lúdico nos dizeres e fazeres dos professores de Ciências Naturais do terceiro ciclo do Ensino Fundamental, como forma de desenvolver e perceber o sentimento da capacidade de transformação, participação, motivação, alegria e de criticidade nas pessoas envolvidas.
         O tema da ludicidade foi escolhido por crer que se trata de uma exigência de nossa época e de nossa sociedade. Do ponto de vista da pessoa humana, o ato lúdico representa um esforço único em busca do desconhecido através da participação prazerosa e alegre. A extensão do ato da ludicidade se traduz na aquisição de conhecimentos através de atividades potencialmente desafiantes e interessantes de um ser social que, ao sentir-se capaz de participar e de descobrir por si, sente-se capaz de transformar, de mudar, de melhorar.
          O grande objetivo deste trabalho, ao abordar o lúdico, é em primeiro lugar tentar compreender e superar os condicionamentos tradicionais presentes nas práticas pedagógicas, em segundo lugar, vencer as tensões resultantes da expectativa presente na prática lúdica e, com isto proporcionar uma contribuição simples, mas útil, para os educadores. Enquanto graduando da Biologia, apoiado numa concepção pedagógica participativa e crítico social de conteúdo e, portanto, comprometido com a nossa realidade social e cultural, me propus, neste trabalho, revisar criticamente as metodologias pedagógicas tradicionais presentes atualmente, no ensino de Ciências Naturais.
          Mudar o ensino, as formas e os procedimentos metodológicos da aprendizagem, constitui o eixo desta proposta, cuja finalidade é a de proporcionar uma intervenção participativa, autônoma e crítica do aluno, numa dimensão realística social, de modo a modificá-la, tornando-a distinta no seu modo de aprender e ensinar. Proposta que caminha em oposição às aulas no ensino de Ciências Naturais – proposta tradicional -, já que em sua maioria, orientam-se nos mesmos princípios e procedimentos do sistema de ensino escolar, ou seja, reproduzem um sistema de opressão.
            A essência do ato lúdico está justamente aí, no confronto do educando e do educador com as práticas pedagógicas da Ciências Naturais tradicional, para que ela ultrapasse a função limitada na qual se encontra, onde ocorre um ensino expositivo e decorativo, para uma função ilimitada. Repensá-la e replanejá-la, na perspectiva de uma nova possibilidade, implica em incluir as idéias de todos onde a divergência é admitida, o respeito à opinião dos outros e à liberdade com responsabilidade, passam a ser práticas essenciais nesta mudança.
            A pesquisa relatada é resultado de um trabalho especialmente planejado, executado e avaliado entre os meses de julho a setembro, e foi objeto deste trabalho de conclusão. O tema “O lúdico nos dizeres e fazeres dos professores de Ciências Naturais, do terceiro ciclo do ensino fundamental” não é aqui considerado um tema neutro, descomprometido, pelo contrário, existe uma intenção subjetiva que diz respeito a um comprometimento com melhores condições de vida para todos, ou seja, com as transformações sociais. Compromisso com a vontade de podermos decidir nossos destinos, tanto em nível individual quanto em nível coletivo.
           A composição deste trabalho de conclusão tem quatro partes. Na primeira, buscamos a reconstrução de um marco teórico sobre educação, escola, ensino, bem como currículo. Objetivou reconstruir uma compreensão do meio escolar, quanto aos métodos, procedimentos e concepções críticas presente na atualidade, obtendo, desta forma, subsídios teóricos para sustentar o trabalho. Na segunda parte, abordamos o lúdico como procedimento metodológico no ensino, que objetivou analisar desde a sua definição, história e importância. Na terceira parte deste trabalho definimos a metodologia, procedimentos e resultados da pesquisa realizada com os professores de Ciências Naturais do terceiro ciclo do Ensino Fundamental de escolas privadas e públicas municipais e estaduais de Novo Hamburgo. Na quarta parte, apresentamos o Projeto Ecorecreação: com a natureza se aprende brincando, desenvolvida na EMEF Pres. Tancredo Neves, como uma possibilidade de mudança no ensino de ciências naturais. Por fim, como fechamento do trabalho de conclusão, apresentamos as considerações finais.

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